O floema é o tecido das plantas vasculares encarregado de levar a seiva elaborada pelo caule até à raiz e aos órgãos de reserva.
- A seiva elaborada, que é uma solução aquosa de substâncias orgânicas, é transportada através do floema desde os órgãos da planta com capacidade fotossintética até aos outros órgãos que funcionam como consumidores dessas substâncias, nomeadamente, as células do interior do caule, da raiz, das flores, dos frutos e dos órgãos de reserva - que podem estar dispersos dentro do caule e da raiz, mas que podem estar especializados, como os tubérculos. O floema normalmente vem mais externamente do que o xilema. Mas acontece que, em raízes de crescimento primário, o floema e o xilema se alternam - isto acontece devido à desorganização dos órgãos das plantas. Já em raízes de crescimento secundário (espessura), o floema fica mais externamente e o xilema mais internamente. Acontece o inverso em alguns casos de famílias de dicotiledôneas, o xilema para fora e floema mais para dentro, chamado de floema incluso, devido ao crescimento em excesso de algum órgão em espessura.
- Hipótese de fluxo de massa: Modelo que explica a deslocação da seiva nos vasos condutores, proposto por Ernst Münch em 1927. De acordo com esta hipótese, a sacarose desloca-se através dos vasos crivosos desde as fontes de produção, folhas e órgãos de reserva, no período da utilização das reservas, até aos locais de utilização que são os tecidos ou órgãos em formação ou crescimento, e os órgãos de reserva durante a fase de acumulação de reservas. O mecanismo do fluxo de pressão é um exemplo de "deslocação em massa" na qual o açúcar é arrastado pela água. Omovimento é provocado pela diferença de pressão no floema entre o local onde existe sacarose em elevadaconcentração - local de produção - e o local onde existe baixa concentração - local de consumo. O transporte pode ocorrer em qualquer sentido, dependendo das necessidades metabólicas das diferentes componentes das plantas em determinado momento.
Sem comentários:
Enviar um comentário