Alguns tipos de bactérias têm a capacidade de obter energia através da oxidação de substâncias inorgânicas, usando essa energia para fixar dióxido de carbono, produzindo assim compostos orgânicos.
Estes seres são designados quimioautotróficos, pois produzem os seus próprios compostos orgânicos, utilizando como fonte de energia a oxidação de compostos minerais como o amoníaco (NH3) ou dióxido de carbono (CO2).
A quimiossíntese pode, assim, ser considerada um processo de autotrofia alternativo à fotossíntese.
- A quimiossíntese é um processo semelhante à fotossíntese, na medida em que conduz à produção de compostos orgânicos. É possível distinguir duas fases:
- Uma fase de produção de ATP e NADPH. Durante esta fase, ocorre a oxidação de compostos minerais. Esta oxidação permite a obtenção de protões e eletrões que são transportados ao longo de uma cadeia, no sentido de produzir ATP e reduzir o NADP+ a NADPH;
- Numa segunda fase, ocorre o ciclo das pentoses e, tal como na fotossíntese, produzem-se compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono absorvido, do poder redutor do NADPH e da energia contida no ATP, gerados na primeira fase.
Sem comentários:
Enviar um comentário