sábado, 5 de abril de 2014

Biomoléculas

O nome Biomoléculas, provém do prefixo Bio (vida) e Moléculas (resultam da união de bioelementos). 
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97,5% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto). Exemplos : 


  • Água - é o constituinte principal de todos os seres vivos ( 60% a 98%);

  • Sais minerais - podem ser encontrados sob a forma de depósitos, dissolvidos em solução ou na constituição de moléculas orgânicas;

  • Hidratos de Carbono - Os hidratos de carbono, também conhecidos por glícidos, devem representar a principal fonte de energia da nossa alimentação, entre 55 e 75%. São constituídos por unidades básicas denominadas oses. Todos os hidratos de carbono são decompostos no organismo através da acção de enzimas específicas até à sua forma mais básica, sendo então absorvidos e metabolizados.

  • Lipídos - são biomoléculas compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona. 

  •  Prótidos - As proteínas são os constituintes mais essenciais dos organismos, desempenhando funções tão diversas como a de catalizadores das reacções orgânicas (os enzimas), de esqueleto de suporte das células e dos organismos, como a queratina, de reguladores da expressão dos genes ou ainda de transportadores de oxigénio, como a hemoglobina, etc.

  • Ácido Nucleico - é um tipo de composto molecular, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos .Os nucleotídeos são subunidades constituídas por um fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, que se unem para formar o DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico).


    Sem comentários:

    Enviar um comentário